QUE DROGA É ESSA?
E ai está mais um ponto de vista do meu amigo Ronaltty Neri.
QUE DROGA É ESSA?
O que a família deve fazer diante das incursões de um adolescente pelas drogas? Primeiro, preparar-se para lidar com isso. Segundo, conhecer mais de perto essas substâncias e saber fazer a diferença entre elas.
Admitir que um familiar usa drogas ou já desenvolveu um quadro de dependência química é um processo muito doloroso.
O sentimento de culpa, a vergonha e os tabus fazem com que muitas vezes as famílias fechem os olhos e varram o problema para debaixo do tapete. Alguns estudos internacionais mostram que os pais levam em média cinco anos para descobrir que o filho está usando drogas. Quando as famílias finalmente se conscientizam da necessidade de buscar ajuda, a dependência, que não se desenvolve de um dia para outro, já está instalada e fez grandes estragos na vida do usuário.
A perseverança e a informação são armas importantes, mas recuperar um adicto é um processo difícil, caro e demorado. Largar as drogas não é um processo fácil. Nas primeiras semanas, a compulsão pelo uso de substâncias químicas é grande e tende a voltar de tempos em tempos. Porém, mais fácil que abandonar as drogas, segundo os dependentes em recuperação, é continuar no fundo do poço.
Portanto, a prevenção ainda é a melhor arma.
Lembro aos leitores que estou disponível para sugestões de temas, esclarecimentos, críticas e complementos.
Por – Ronaltty Neri
Twitter: @ronalttyneri
0 comentários: