Novos

Blog criado pelo jovem Picuiense Alex Farias, 20 anos, Bacharelando em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Escritor, Poeta e Cordelista. Tem o objetivo de mostrar ao mundo, através desse meio de comunicação tão amplo, ao qual chamamos de Internet suas criações, bem como de amigos,em poemas, poesias, cordeis, contos, crônicas, paródias e várias outras vertentes da literatura. Amigos,sejam todos muito bem vindos ao "Versando com Alex Farias".

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A ABERTURA DA INCERTEZA

Hoje dia 04 de Janeiro de 2012 não poderia começar melhor para o Versando Com Alex Farias, a Coluna ponto de vista do meu amigo e colega de faculdade Ronaltty Neri faz sua estreia em nosso blog... tenham todos uma ótima leitura.
Aceitando o convite do meu amigo Alex Farias, estarei escrevendo para vocês leitores semanalmente, textos sobre temas atuais e que despertam debates e discussões interessantes. Trataremos sobre assuntos políticos, sociais, jurídicos, educacionais, esportivos, religiosos entre outros.
Sendo assim, o nosso primeiro “Ponto de Vista” relata uma questão atual e incerta: a Copa do Mundo de 2014 no Brasil em especial na cidade de Natal. Será que ela poderá trazer realmente vantagens para a sociedade? E quais são as implicações deste evento no desenvolvimento econômico e social na cidade?

A ABERTURA DA INCERTEZA


A Copa do Mundo de 2014 é nossa e já começou. Ela coloca em jogo nada menos do que a capacidade de todo um país se organizar para tornar realidade às oportunidades que um evento dessa magnitude propicia não apenas ao esporte, mas à economia, à sociedade e ao futuro da nação. Os gastos envolvidos na realização de uma Copa do Mundo impressionam e dão uma ideia da dimensão dos negócios que podem ser gerados e revertidos em lucro e desenvolvimento.

Mais importante do que os estádios são todas as atividades complementares, como obras de infraestrutura, preparo do capital humano e planejamento dos eventos a serem realizados em torno dos encontros esportivos. A mobilização deve ser bem direcionada e envolver governos, investidores privados e, obviamente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de todos aqueles que, de alguma forma, participarão do evento.

Os estádios hoje no Brasil são pouco utilizados e têm infraestrutura e tecnologia defasadas. Os empreendimentos podem ter investimento e operação privados, garantindo um melhor aproveitamento dos projetos após a Copa.

Apesar de toda euforia e expectativa pelo evento, nunca é demais lembrar que os problemas do nosso país e, em especial na cidade de Natal, que se encontra como uma das capitais mais violentas do país é bastante preocupante. A cidade tem uma grande parte da população vivendo em extrema miséria, num nítido contraste de ostentação de uma copa e a pobreza plena.

Nesse país de contrastes temos problemas claros sobre a saúde, educação, assistência social, segurança, entre outros, o despreparo das autoridades policiais em lidar com a grande massa e com as conseqüências que esses movimentos acarretam, portanto, a algazarra e o aglomerado tornam propícias uma melhor e maior preparação na segurança do país.

Como base o Brasil pode se “espelhar” nos Jogos Pan-Americanos de 2007 que foi realizado no Rio de Janeiro, em que houve cinco anos de preparação, e diversos locais de competição foram construídos ou reformados e mais de vinte mil voluntários foram convocados para trabalhar no evento principal e em eventos preparatórios. Várias obras atrasaram, sendo inauguradas a poucos dias dos Jogos.

O Governo age de forma reativa e não de forma ética. Os interesses econômicos e políticos subjugam os ambientais, humanos e sociais. O que foi vivenciado por causa do Pan é apenas fruto de ausências de sérias políticas públicas, que não são ações emergenciais, mas sim ações planejadas e executadas a curto, médio e longo prazo.
Diante do exposto, qual o seu posicionamento a respeito da Copa do Mundo ser realizada aqui no Brasil e Natal ser cidade-sede com tantos problemas “emergenciais” ao nosso redor?
Caros leitores, estou disponível para sugestões de temas, esclarecimentos, críticas e complementos.
Por – Ronaltty Neri
Twitter: @ronalttyneri

0 comentários: